Junto aos tambores, nosso tsar
criou-se e, capitão sem par,
em Austerlitz debandou cedo,
no ano de doze teve medo,
mas como, até cansar-se, foi
Santo Instrutor de marcha, o herói
tornou-se enfim vice-assessor
no Ministério do Exterior.
Воспитанный под барабаном,
Наш царь лихим был капитаном:
Под Австерлицем он бежал,
В двенадцатом году дрожал,
Зато был фрунтовой профессор!
Но фрунт герою надоел —
Теперь коллежский он асессор
По части иностранных дел!
«Cada momento passado juntos / Era uma celebração, uma Epifania / Nós os dois sozinhos no mundo, / Tu, tão audaz, mais leve que uma asa, / Descias numa vertigem a escada / A dois e dois, arrastando-me / Através de húmidos lilases, aos teus domínios / Do outro lado, passando o esp...»
«Pela manhã dentro esperei ontem, / Diziam eles que não virias, supunham. / Maravilhoso dia, lembras-te? / Um feriado! – Dispensa casaco. / / Hoje vieste, e o dia pôs-se / soturno, de chumbo, / e chovia, fazendo-se tarde, / com gotículas na ramagem fria. / / Não pode a pa...»
«Bebo ao lar em pedaços, / À minha vida feroz, / À solidão dos abraços / E a ti, num brinde, ergo a voz… Ao lábio que me traiu, / Aos mortos que nada vêem, / Ao mundo, estúpido e vil, / A Deus, por não salvar ninguém.»
«Demoliram a casa da frente. / Os inquilinos partiram contentes. Levando consigo sofás, panelas, flores, / Espelhos tortos e gatos. Lá do caminhão, o velho olhou para a casa / E sentiu que o tempo o prendia, Tudo ficou assim para sempre. / Então surgiu o descontentamento, Um pó seco ...»